domingo, 27 de fevereiro de 2011

Informação: VI Congresso Bienal da Associação de Estudos Mundiais da Diáspora Africana

Todos estão convidados para o VI Congresso Bienal da Associação de Estudos Mundiais da Diáspora Africana (Association for the Study of the Worldwide African Diaspora - ASWAD) que acontecerá de 3 a 6 de novembro de 2011 em Pittsburgh, Pensilvânia, Estados Unidos.
Neste VI Congresso Bienal que acontecerá em Pittsburgh, a ASWAD explora o tema "A Libertação Africana e o Black Power: Os Desafios Encontrados pela Diáspora Através do Tempo, Espaço e Imaginação". Este congresso pretende explorar as dimensões diaspóricas e articulações do Black Power com ênfase especial na África, Europa, Caribe, América Latina e Ásia traçando a genealogia deste conceito e as limitações desafiadoras dos estudos do Black Power.

Informação: Eleição Para o Parlamento do Mercosul



Companheiras e companheiros estamos enviando esse e-mail para submeter a cada um e a cada uma, um tema que está nos aperreando e cremos que ampliando teremos condições de nos orientar e, até, de ajudar a todos, participando efetivamente.

Acabamos de eleger a Comissão Executiva Nacional do MONER – Movimento Negro Republicano do Partido da Republica – PR (11 de novembro passado), a onde fui encaminhado Presidência.

Bem, em 2012 haverá eleições para o ParlaSul – Parlamento do MercoSul.

Até hoje o ParlaSul tem sido composto por Parlamentares dos Parlamentos dos Países membros – Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, que a partir de indicações indiretas internas (com o mesmo rito das eleições para composição de comissões) são enviados com mandatos de dois anos para o ParlaSul. A partir de 2012 eles serão eleitos, em eleições diretas, em cada um de seus Países. Mas o detalhe é o de que a eleição, “para o ParlaSul”, será me lista, ou seja: Cada partido enviará sua lista dos candidatos so ParlaSul.

http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/RELACOES-EXTERIORES/150845-REPRESENTACAO-DO-BRASIL-NO-PARLASUL-PARA-2011-SERA-DEFINIDA-ATE-DEZEMBRO.html

Bem, como o nosso papo é de Negão e de resgate, estamos imaginando a possibilidade de que em cada eleição, de cada um dos Países membros, considere-se a possibilidade de um representante do Povo Negro. Seria uma espécie de cotas para o ParlaSul, deu pra entender?

Aqui no Brasil nós, que temos militância Partidária, articularemos junto aos nossos Partidos e a nossas bancadas que essa matéria seja votada de modo a contemplar o nosso desejo.

Assim, temos pensado em um organismo que tenha representação “política”(sem ser partidária mas em um sentido bem amplo, claro) na America do Sul? Só pudemos pensar na Aswad - Associação para o Estudo da Diáspora Africano, para nos ajudar nessa construção.

O que vocês acham?

Temos articulado os Movimentos Negros do PR – Partido da República, o PSB e o PMDB. É fácil falarmos com o PT (é a nossa companheira Cida Abreu), com o PC do B e com o PSol, mas para isso seria legal termos uma articulação Internacional com os Países do Mercosul e é aí entraria a Aswad.

Bem, tá aí posta a nossa proposta.

Vocês podem dar uma refletida e responder, Ok?

Vamos em frente.

Um abraço.

Nayt Junior.
Presidente Nacional
Movimento Negro Republicano

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Informação: COMISSÕES TEMÁTICAS REFORÇAM ESTRUTURA DE ATUAÇÃO DO COMPIR


Comissões para promoção da igualdade tem como focos de atuação: desenvolvimento social e econômico Sustentável, racismo institucional, além do enfrentamento da homofobia, intolerância religiosa e da violência contra a juventude negra, cigana e indígena.

A estrutura de atuação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade (Compir) ganhou reforço com a criação de seis comissões temáticas. Plurais, os focos de atuação são: desenvolvimento social e econômico Sustentável, racismo institucional, além do enfrentamento da homofobia, intolerância religiosa e da violência contra a juventude negra, cigana e indígena.

A criação das comissões é resultado de deliberação entre os membros do Compir. O encontro do grupo, que aconteceu hoje, também teve o propósito de traçar um plano de ação. De acordo com o presidente do Compir, Jose Eduardo da Silva, é fundamental neste ano a estruturação de ações em parcerias com entidades de representação de direitos sociais, assim como com "cidadãos interessados em temas importantes para a democracia e para a cidade."

Qualquer cidadão pode participar das comissões temáticas. Para isso, é necessário entrar em contato com o Compir por meio do telefone 3524-2356. "A livre-participação fortalece de forma democrática políticas publicas de promoção da igualdade racial e inaugura um novo momento de participação dos grupos historicamente discriminados."


Saiba mais:
Comissões criadas e respectivos membros:

• Enfrentamento a Homofobia: Marco Aurélio de Oliveira e Jose Eduardo da Silva;
• Enfrentamento a violência contra a juventude negra, cigana e indígena: Prof. Uene Black e Regina Cigana
• Racismo institucional: Sueli Flavia Simone
• Enfrentamento a intolerância Religiosa: Kenio Oliveira Rose
• Desenvolvimento Social e Econômico Sustentável: Jose Eduardo da Silva e Welberg Vinicius
• Promoção a Cultura para a Igualdade Racial: Regina Cigana e Mestre Passarinho.