segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Monumento a Mãe Preta

Neste mês de novembro, que foi um mês de reflexão e comemoração sobre a Semana da Consciência Negra quero deixar aqui fotos deste monumento A mãe preta, situado na sede matriz da Fraternidade Eclética Universal proximo a Santo Antonio do Descoberto.
Este monumento que foi criado para homenagiar a mãe que amanetou o V:. Mestre:. Yokaanam:. e também homenagiar a todas as mães pretas do mundo, aquelas que vieram trazidas para o Brasil forçada pela escravidão, e que quando aqui estavam amamentaram a tantos filhos de senhores.


Viva a Mãe preta!






sábado, 28 de novembro de 2009

215 Sessão Especial Destinada a comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra e o Dia de Zumbi dos Palmares

A sessão ocorreu no Senado Federal, onde muito se falou sobre o Estatuto da Igualdade Racial, que esta para ser votado no Senado.





























Diretora do Grupo Teatral Profª Zilda Dias- Ísis Albuquerque e o Ministro Edson Santos



Variete Bilboquê 3

Nesta Variete nos apresentamos com uma cena da nossa peça "Ícone da Liberdade Zumbi dos Palmares", a variete ocorreu no dia 19/11/2009 no Teatro da Praça em Taguatinga.

Fotos Fernanda Luiza



DAnça Afro








Cena da Peça Ícone da Liberdade Zumbi dos Palmares






















domingo, 22 de novembro de 2009

Campanha Natal no Quilombo

Estamos arrecadando alimentos, roupas e calçados para doação no natal se você puder colaborar com a sua doação ficaremos muito gratos, pois esses alimentos vão para o Quilombo São Domingos e contamos com a ajuda de todos. Quem quiser ajudar os pontos de recolhimento serão SECES trecho 2 Cond. La Torre Aptº 7A Brasília-DF ou no Setor Comercial Sul Qd. 05 sobreloja 64-66 TJAEM em cima da loja da Rede dos Cosmeticos, ou caso queria entrar em contato com o grupo mande um e-mail grupoteatralprofzildadias@gmail.com

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Zumbi dos Palmares e o 20 de novembro.

O Quilombo dos Palmares (localizado na atual região de União dos Palmares, Alagoas) era uma comunidade auto-sustentável, um reino (ou república na visão de alguns) formado por escravos negros que haviam escapado das fazendas, prisões e senzalas brasileiras. Ele ocupava uma área próxima ao tamanho de Portugal e situava-se onde era o interior da Bahia, hoje estado de Alagoas. Naquele momento sua população alcançava por volta de trinta mil pessoas.
Zumbi nasceu em Palmares, Alagoas, livre, no ano de
1655, mas foi capturado e entregue a um missionário português quando tinha aproximadamente seis anos. Batizado 'Francisco', Zumbi recebeu os sacramentos, aprendeu português e latim, e ajudava diariamente na celebração da missa. Apesar destas tentativas de aculturá-lo, Zumbi escapou em 1670 e, com quinze anos, retornou ao seu local de origem. Zumbi se tornou conhecido pela sua destreza e astúcia na luta e já era um estrategista militar respeitável quando chegou aos vinte e poucos anos.
Por volta de
1678, o governador da Capitania de Pernambuco cansado do longo conflito com o Quilombo de Palmares, se aproximou do líder de Palmares, Ganga Zumba, com uma oferta de paz. Foi oferecida a liberdade para todos os escravos fugidos se o quilombo se submetesse à autoridade da Coroa Portuguesa; a proposta foi aceita, mas Zumbi rejeitou a proposta do governador e desafiou a liderança de Ganga Zumba. Prometendo continuar a resistência contra a opressão portuguesa, Zumbi tornou-se o novo líder do quilombo de Palmares.
Quinze anos após Zumbi ter assumido a liderança, o
bandeirante paulista Domingos Jorge Velho foi chamado para organizar a invasão do quilombo. Em 6 de fevereiro de 1694 a capital de Palmares foi destruída e Zumbi ferido. Apesar de ter sobrevivido, foi traído por Antonio Soares, e surpreendido pelo capitão Furtado de Mendonça em seu reduto (talvez a Serra Dois Irmãos). Apunhalado, resiste, mas é morto com 20 guerreiros quase dois anos após a batalha, em 20 de novembro de 1695. Teve a cabeça cortada, salgada e levada ao governador Melo e Castro. Em Recife, a cabeça foi exposta em praça pública, visando desmentir a crença da população sobre a lenda da imortalidade de Zumbi.


E nos dias de hoje, no dia 20 de novembro é comemorado o dia da Consciência Negra, uma data pra se reletir e lembrar os grandes mártires que lutaram pela causa e muitos deles por ela morreram, mas não devemos só relembrar ou refletir devemos também agir e tormamos uma posição em relação a todos os acontecimentos ao nosso redor. Pois ainda hoje o preconceito e o racismo estão nos cercando, então não fique ai parado tome uma posição e tenha alguma atitude.

No dia 19/11 o Grupo irá disponabilizar uma van para pessoas que quiserem ir em apoio a votação do Estatuto da Igualdade Racial na Câmara.
Dia 19/11/2009
Horario: 9h
Local: Praça Zumbi dos Palmares
Confirmar Presença por email, nos emails grupoteatralprofzildadias@gmail.com

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Dia 18/11 tem Variete no Teatro da Praça em Taguatinga-DF

Estaremos nos apresentado em parceria com a trupe Pés de Mercurio na Variete novamente, compareçam pessoal !
Abraços

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

II Conferência Distrital de Cultura




























































Aconteceu no dia 24/10 e 25/10/2009 a II Conferência Distrital de Cultura, no Museu Nacional de Brasília, foram 2 dias de muito debate e de propostas para que fossem levadas pra II Conferência Nacional e para que entrasse no plano de nacional de cultura, foram também escolhido os delegados que iram representar o DF na II Conferência Nacional.
Neste link você pode ficar por dentro das propostas que sairam e dos delegados que foram escolhidos http://conferenciadistritaldf.ning.com/ .

Abraços!