Histórico


O Grupo Teatral Profª Zilda Dias tem esse nome em homenagem a saudosa professora , a mesma nasceu na cidade de Recife-PE no dia 22 de maio de 1941 , filha de Manoel Francisco da Silva e Manoela do Espírito Santo. Uma apaixonada pelas artes iniciou sua trajetória bem cedo , destacando-se na arte de declamar e representar ainda na escola primária . Com pais bem radicais pôr inúmeras vezes foi convidada a abandonar as artes. Se negando, a mesma sofria punições severas , como o uso de palmatória e outros constrangimento. Aos quatorze anos programou o seu primeiro recital de poesia na primeira Igreja Batista São Vicente, com a mudança de moradia de seus pais de Pernambuco para São Vicente. Com mestra das artes dizia que tudo tinha ficado com maior clareza . Aproveitou para estudar música e canto , tocava violão, piano e instrumentos de percussão .


Casou-se, mãe de oito filhos amava as crianças e os jovens , era ecologista nata , criou várias intervenções voltadas para o meio ambiente , foi tida na época como louca e também foi presa. Perseguida sofrendo na própria pele perdas de cargos públicos porém nunca abandonou o seu amado ofício de professora .



No ano de 1957 convidada pôr Mestre Yokaanam a fundar a Cidade Eclética .Veio do planalto central, porém não adaptou-se, e retornou para São Paulo. No ano de 1967 ela voltou definitivamente para o Planalto Central, Por onde passava a mestra deixava seus ensinamentos , autora de vários projetos envolvendo questões Étnico-Racial e Meio Ambiente . Ela nunca se esqueceu de datas como 13 de maio , 20 de novembro , 19 de abril e 5 de junho , com programações intensas de teatro de rua , desfiles , poesias , danças , artesanato , esculturas vivas . Ganhadora de vários prêmios ela era uma mulher de muito trabalho, autora de várias poesias , crônicas , peças teatrais . Sua obra foi eternizada por seus alunos , amigos e familiares,hoje na sua grande maioria Poetas , Atores , Artistas Plásticos , Juízes dentre outros . Trabalhou até o último momento da sua existência ,deixando seu corpo no dia 17 de novembro de 1984 . Um ano após o seu falecimento, sua filha ÍSIS EPAMINONDAS DE ALBUQUERQUE já organizava com amigos e simpatizantes da arte o seu primeiro evento intitulado Saudades da Mestra. No dia Internacional da Mulher no ano de 1985 continuou com o trabalho, seguindo os passos de sua Mestra .O Grupo Teatral Profª Zilda Dias desenvolve e Ministra cursos de artesanatos usando como fonte também o lixo , oficinas de teatro , danças culturais, poesias , fabricação de instrumentos rústicos e esculturas vivas .O grupo trabalha desenvolvendo projetos educativos e étnico-raciais usando a sua própria metodologia com enfoque holístico , humanista , democrático e participativo , como instrumento de transformação. O grupo ainda consiste nos mesmos ideais de sua Mestra Zilda Dias sendo eles , difundir o conhecimento das artes, da

história do povo Brasileiro levando a mensagem de paz e a preservação do Meio Ambiente e da vida. Embora encontrando ainda grandes dificuldades financeiras, sendo a arte ainda pouco valorizada pelo país. Mas o grupo acredita nesses ideais levando essa mensagem por mais de 23 anos dando seu grito de guerra! “ A LUTA CONTINUA...”