domingo, 17 de abril de 2011

Informação: Mapa da marginalidade no Plano Piloto

Levantamento aponta locais, dia e horário com maior ocorrência de crimes
Um farto levantamento policial foi feito em todas as quadras as asas Sul e Norte para alimentar as ações ostensivas e repressivas no combate ao crime no Distrito Federal. Conhecidos como "pontos quentes", os dados que compõem um relatório especial da Secretaria de Segurança identificam os dias da semana e o horário em que ocorre a maior incidência de crimes praticados nas áreas nobres da capital da República.
De acordo com o relatório, que foi usado para traçar estratégias para a Operação Buriti, o tráfico e consumo de drogas no Plano Piloto é intenso e preocupante. Apenas na Asa Sul, existem dez quadras em que o crime corre solto e muitas vezes em plena luz do dia. Geralmente, os pontos de venda de drogas são mais procurados por viciados às sextas-feiras, ainda dentro do horário comercial, sempre entre 15h e 18h. O fato se deve à compra de drogas para serem consumidas durante os finais de semana.
Uma série de matérias publicadas pelo Jornal de Brasília já flagrou o tráfico e o consumo de drogas na SQS 109. Pequenos traficantes costumam esconder o produto ilícito dentro de bueiros e até em caixas de força que ficam próximas a geradores de energia. Já na Asa Norte, além da mudança de local, o tráfico é mais frequente durante a noite, entre o horário de 21h e meia-noite. Grande parte do esquema de venda de drogas nas comerciais ocorre nas pistas que cortam as quadras. A lucratividade resultou em uma explosão no número de traficantes. Em alguns locais, a polícia identificou até quatro pequenos traficantes dividindo pontos de venda em apenas uma comercial.
GRAVAÇÕES
Os traficantes que aparecem em fotografias e vídeos do relatório obtido pelo Jornal de Brasília são os chamados "vapores", terceiro posto na hierarquia do tráfico. Eles são os responsáveis por escoar nas ruas toda a droga vendida nas bocas de fumo. A "farda" é informal: chinelo de dedo, bermuda e camiseta. Os pequenos revendedores passam o dia e a noite alimentando o mercado das drogas nas asas Sul e Norte.
De acordo com o subsecretário de Operações da Secretaria de Segurança, coronel Jooziel de Melo Freire, policiais ficaram responsáveis por fazer todos os levantamos necessários para identificar a prática criminosa nas asas Sul e Norte. "Fizemos entrevistas com moradores e comerciantes das quadras para colher dados e informações importantes que podem ajudar nas prisões", explicou o subsecretário.
A participação da população na elaboração dos relatórios de estatísticas criminais é essencial, segundo o coronel. "Traçamos e identificamos determinados pontos quentes baseado no volume de ocorrências criminais registradas nas delegacias. Portanto, quando as pessoas deixam de fazer a queixa não conseguimos detectar a prática de alguns crimes", afirmou o subsecretário. Todas as informações serão usadas pelas equipes de policiais que estão trabalhando no combate ao tráfico.
Idosos são vítimas preferenciais
O relatório criminal da Secretaria de Segurança, que traçou características da criminalidade, também mapeou a ação de criminosos
envolvidos em delitos como furto de veículos, roubo a residências e a postos de combustível, além de lesão corporal. Os perfis das vítimas e dos autores também foram definidos pelos técnicos da pasta ao longo das últimas semanas.
Geralmente, os principais alvos de criminosos nas asas Sul e Norte são do sexo masculino e têm idade entre 35 e 64 anos. Os idosos são os preferidos por não oferecerem uma possível resistência no momento da abordagem. Grande parte das mulheres passou a ter mais cuidado e não costuma estacionar seus veículos em locais escuros. O costume de andar até o carro mexendo dentro da bolsa, procurando pelas chaves, deixou de ocorrer e o número de vítimas do sexo feminino diminuiu.
No caso dos autores dos crimes, os técnicos identificaram, por meio do número de registros de ocorrência, que o sexo masculino predomina quando o assunto é cometer delitos. A maioria dos criminosos tem idade entre 18 e 24 anos. Entretanto, boa parte dos registros policiais chama a atenção por ter um grande número de autores com idade entre 12 e 15 anos. "Na maioria dos casos são garotos que moram nas ruas do DF e praticam furtos e roubos para alimentar o vício pelas drogas", explicou o subsecretário
de Operações, coronel Jooziel Freire.
O mapeamento dos pontos quentes aponta que boa parte dos crimes, como furtos a residências e em interior de veículos, ocorre próximos a locais onde existe o tráfico e consumo de drogas. A polícia conclui que boa parte dos crimes é praticada para garantir aos usuários a troca dos produtos de roubo por pequenas quantidades de drogas. "A nossa preocupação em combater o tráfico de drogas também tem como objetivo reduzir os índices criminais de outros delitos, já que o consumo de drogas acaba provocando uma onda de criminalidade", destacou o subsecretário. Muitos pontos quentes, como o Setor Comercial Sul e determinadas quadras das asas Sul e Norte, apontam que boa parte dos crimes ocorre horas ou até minutos antes de o fluxo de usuários começar a procurar os pontos de venda de drogas. "Traçamos e identificamos determinados pontos quentes baseado no volume de ocorrências."
Jooziel de Melo Freire, subsecretário de Operações Pontos da violência nas asas Sul e Norte Tráfico e uso de drogas
- Quadras na Asa Sul: 109, 110, 307, 308, 402, 403, 412, 413, 709, 716.
A incidência deste tipo de crime na Asa Sul ocorre com maior frequencia às sextas-feiras, das 15h às 18h. Neste período, o maior
número de pontos de venda de drogas fica no Setor Bancário Sul, no Setor Comercial Sul, nas quadras 05 e 06, e na SQS 109.
- Quadras na Asa Norte: 109, 115, 116, 201, 203, 306, 307, 314, 315, 408, 703, 714, 910/911.
Na Asa Norte, o maior fluxo de venda e consumo de drogas ocorre às quintas-feiras, na Vila Planalto (que pertence à circunscrição da 2ª DP), na Universidade de Brasília e na SQN 314/315.
- Pontos quentes na Asa Norte e Asa Sul relacionados à lesão corporal
Na Asa Norte, a maioria dos delitos ocorre aos sábados, entre 18h e 21h. Os locais que registram os maiores índices ficam na Vila Planalto, Setor de Garagens Norte e Universidade de Brasília.
Na Asa Sul, esse tipo de crime também ocorre, com mais frequência aos sábados, das 18h às 21h.
- Furto de veículos nas asas Sul e Norte
Na Asa Norte os furtos ocorrem com maior incidência às quintas-feiras, entre 9h e meio-dia, na Universidade de Brasília, Setor
Médico Hospitalar Norte e no Setor de Rádio e TV Norte.
Na Asa Sul, o furto de veículos ocorre com maior frequência às quartas-feiras, no horário de meio-dia às 15h, Os locais na região com
maior incidência do crime são o Setor Médico Hospitalar Sul, Setor de Clubes Sul e Setor de Autarquias Sul.
- Pontos quentes relacionados a furto em interior de veículo
Na Asa Norte esses delitos ocorrem, em sua maioria, às quartas-feiras, no horário das 18h às 21h, na Universidade de Brasília e
SQN 202.
Na Asa Sul, o furto ocorre mais aos sábados, entre 18h e 21h. Os locais que registram o maior número de ocorrência são o Setor
Comercial Sul, Setor Bancário Sul e Setor de Clubes Sul.
- Pontos quentes relacionados a furtos em residência
Na Asa Norte, a maioria dos crimes ocorre às quintas-feiras, sempre das 15h às 18h, na SQN 712/713 e na Vila Planalto.
Na Asa Sul, os furtos a residências são registrados mais às sextas-feiras, entre às 6h e 9h, nas quadras 703, 706 e 411.
- Pontos quentes sobre roubos a transeuntes
Na Asa Norte, esses crimes ocorrem mais às quartas-feiras, entre 18h e 21h, em regiões como Setor Hospitalar Norte, Universidade de
Brasília e nas proximidades do Estádio Mané Garrincha.
Na Asa Sul, esses crimes são registrados com mais frequencia às sextas-feiras, entre as 18h e 21h, em locais como Setor de Garagens Sul, Setor Bancário Sul, Galeria dos Estados e Parque da Cidade.
- Pontos quentes sobre roubos a postos de combustíveis
Na Asa Norte, essa natureza criminal é registrada mais aos domingos, entre 3h e 6h, em postos que ficam às margens do Eixinho
Norte.
Na Asa Sul, o roubo a postos ocorre mais aos sábados, entre 3h e 6h, em estabelecimentos que ficam nas quadras 109, 409 e 202 Sul.
- Perfil das vítimas mais atacadas nas asas Sul e Norte
Geralmente, as vítimas são do sexo masculino e têm idade entre 35 e 64 anos.
- Perfil dos autores
A maioria dos suspeitos presos é do sexo masculino e tem idade entre 18 e 24 anos. No entanto, as estatísticas identificaram que parte dos autores tinha idade entre 12 e 15 anos.

Márcio Thomaz Bastos assume defesa da política de cotas raciais

Divulgando

Organizações lideradas por jovens de países em desenvolvimento podem candidatar-se, até o dia 15 de abril, a apoio financeiro oferecido pelo ONU-HABITAT.

O Fundo ONU-HABITAT para jovens urbanos repartirá U$ 1 milhão (em parcela única de U$ 25.000 por entidade) a organizações lideradas por jovens de 15 a 32 anos, para a implementação de novas idéias em temas como a geração de emprego, governança urbana e moradia. Não há restrições quanto ao tamanho das cidades.

O Fundo promove a redução da pobreza, um dos Objetivo de Desenvolvimento do Milênio, que também integra a Agenda Habitat por cidades melhores, mais sustentáveis e justas nos países em desenvolvimento. Um bilhão de pessoas vivem em assentamentos precários em todo o mundo –mas de 70% delas têm menos de 30 anos.

Integrante do Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia, a ONU-HABITAT (Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos) tem o objetivo de promover assentamentos humanos social e ambientalmente sustentáveis proporcionando moradia adequada para todos e todas.

Para mais informações, acesse:

www.unhabitat.org/youthfund

Pré Conferência de Cultura Afro do Distrito Federal

Na pré conferência de cultura setorial afro, conseguimos eleger pela terceira vez a diretora do Grupo Teatral Profª Zilda Dias, a Sra Isis Albuquerque, que ira também nos representar nesse processo de formulação do novo plano de cultura, e na Conferência Distrital de Cultura como delegada de cultura.








Fotos por: RONALDO BARROSO
CONTATOS (61) 9185-7598 (61) 8635-9914