domingo, 27 de junho de 2010

Enchentes em Pernambuco e Alagoas. Como ajudar?

As chuvas que castigam a região Nordeste do Brasil provocaram enchentes de proporções catastróficas. Os estados de Pernambuco e Alagoas foram os mais afetados e a região da divisa entre os estados é a mais castigada.

Em Pernambuco já são 24 mil desalojados e 17 mil desabrigados. Em Alagoas, são outros 47 mil desalojados e 26 mil desabrigados.

Cidades inteiras ficaram submersas. Algumas delas foram praticamente varridas do mapa. Branquinha, nas Alagoas, teve 90% de seus edifícios completamente destruídos.

Em diversos municípios há falta de energia elétrica e água. Há indicações de que 100 mil pessoas estão sem água e falta luz em mais de 25 mil casas. A comunicação também é muito prejudicada. A rede de telefonia está completamente inoperante em algumas áreas.

O transporte também está complicado. Cerca de 103 km de estradas foram danificados. Só em Pernambuco 79 pontes caíram e diversas rotas tiveram que ser desviadas. Isso atrapalha o escoamento de desabrigados e dificulta a chegada de suprimentos e doações.

As férias escolares foram adiantadas. Parte das escolas foi muito danificada pelo aguaceiro e as que resistiram são usadas como alojamento para os desabrigados.
Em Alagoas são 29 mortos e mais de 600 desaparecidos. Já em Pernambuco o número de mortos subiu para 16 na quarta-feira (23).

No Twitter, as tags #SOSPernambuco e #SOSAlagoas estão bombando. Fazendo uma busca rápida, dá pra perceber que os fakes estão trabalhando mais para ajudar nossos compatriotas nordestinos do que muitos famosos. Cadê o exemplo, minha gente?

Ainda assim, algumas personalidades da mídia estão fazendo sua parte. O apresentador do Jornal Nacional, William Bonner, está há alguns dias insistindo nas tags e na campanha #CopaSolidária (detalhes mais pra baixo). Seu perfil no serviço de microblogging, @realwbonner, diz que "Seria de encher a gente de orgulho ver nos TTs qualquer esforço pra ajudar vítimas das enchentes e enxurradas em Alagoas e em Pernambuco".



COMO AJUDAR?

Abaixo uma lista de contas abertas para receber doações em dinheiro e locais que arrecadam outras doações

-------------------------------------

Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas

O Corpo de Bombeiros disponibilizou contas correntes para receber doações. Doações em material deverão ser encaminhadas a sede do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas.

CNPJ 025.586.36/0001-89
Banco do Brasil - C/C 5241-8 / Agência 3557-2
Caixa Econômica Federal – C/C 955-6 / Agência 2735 / Operação 006

Contas em nome da Defesa Civil Alagoas
www.bombeiros.al.gov.br

--------------------------------------------------

Bradesco

O banco Bradesco abriu duas contas para a Defesa Civil de cada estado afetado.

Pernambuco- C/C 600.000-2 / Agência: 3201-8 (Recife-Centro)
Em nome da Defesa Civil de Pernambuco

Alagoas - C/C 10.000-5 / Agência: 389-1 (Maceió-Centro)
Em nome da Defesa Civil de SOS Nordeste

--------------------------------------------------

Banco do Nordeste

Além das contas correntes disponibilizadas, as agências serão postos de arrecadação de de outros donativos como alimentos não perecíveis, água, roupas, colchonetes, calçados, cobertores e produtos de higiene pessoal.

CNPJ - 01.437.408/0001-98
Alagoas - C/C - 19.542-2 / Agência 031-0 (Maceió Centro)

Pernambuco - C/C - 21.462-7/ Agência 044-2 (Recife Centro)
www.bnb.gov.br

--------------------------------------------------

Barreiros

Uma das cidades mais afetadas, Barreiros também divulgou uma conta para receber ajuda.

Banco do Brasil – C/C 6070-4 / Agência 0710-2
Polícia Rodoviária Federal de Barreiros

--------------------------------------------------

Voluntários

Alagoas e Pernambuco fazem cadastros de voluntários para ajudar nas regiões atingidas. Em Pernambuco, o telefone é (81) 3181-2481. Em Alagoas, (82) 3325-2430.”

--------------------------------------------------

Cruz Vermelha

www.cruzvermelha.org.br

--------------------------------------------------

Copa Solidária

A parceria entre a Rede Globo, a Central Única de Favelas (CUFA), e o SESI formaram a campanha Copa Solidária. São postos de arrecadação no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Recife. Veja os endereços e o que pode ser doado no site da Ação Global

http://campanhas.acaoglobal.globo.com

--------------------------------------------------
Grupo Pão de Açúcar

Todas as unidade do pão de Açúcar em São Paulo, e as unidades do Assai, Extra e Pão de Açúcar em Maceió, Recife e Fortaleza receberão as doações.

www.grupopaodeacucar.com.br

--------------------------------------------------

São Paulo

Em frente ao Shopping Center 3, na Av. Paulista, 2064, quase esquina com a Rua Augusta, há um posto de doações para as vítimas das enchentes das 10 às 21h. O shopping fica próximo à Estação Consolação do Metrô.

--------------------------------------------------


Sites que reúnem informações sobre a situação em Alagoas

www.sosalagoas.org
www.sosalagoas.al.org.br
www.ajudealagoas.com

Fonte: http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/news/2010/06/24/252323-enchentes-em-pernambuco-e-alagoas-como-ajudar

Nenhum comentário:

Postar um comentário