domingo, 27 de fevereiro de 2011
Informação: VI Congresso Bienal da Associação de Estudos Mundiais da Diáspora Africana
Informação: Eleição Para o Parlamento do Mercosul
Companheiras e companheiros estamos enviando esse e-mail para submeter a cada um e a cada uma, um tema que está nos aperreando e cremos que ampliando teremos condições de nos orientar e, até, de ajudar a todos, participando efetivamente.
Acabamos de eleger a Comissão Executiva Nacional do MONER – Movimento Negro Republicano do Partido da Republica – PR (11 de novembro passado), a onde fui encaminhado Presidência.
Bem, em 2012 haverá eleições para o ParlaSul – Parlamento do MercoSul.
Até hoje o ParlaSul tem sido composto por Parlamentares dos Parlamentos dos Países membros – Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, que a partir de indicações indiretas internas (com o mesmo rito das eleições para composição de comissões) são enviados com mandatos de dois anos para o ParlaSul. A partir de 2012 eles serão eleitos, em eleições diretas, em cada um de seus Países. Mas o detalhe é o de que a eleição, “para o ParlaSul”, será me lista, ou seja: Cada partido enviará sua lista dos candidatos so ParlaSul.
Bem, como o nosso papo é de Negão e de resgate, estamos imaginando a possibilidade de que em cada eleição, de cada um dos Países membros, considere-se a possibilidade de um representante do Povo Negro. Seria uma espécie de cotas para o ParlaSul, deu pra entender?
Aqui no Brasil nós, que temos militância Partidária, articularemos junto aos nossos Partidos e a nossas bancadas que essa matéria seja votada de modo a contemplar o nosso desejo.
Assim, temos pensado em um organismo que tenha representação “política”(sem ser partidária mas em um sentido bem amplo, claro) na America do Sul? Só pudemos pensar na Aswad - Associação para o Estudo da Diáspora Africano, para nos ajudar nessa construção.
O que vocês acham?
Temos articulado os Movimentos Negros do PR – Partido da República, o PSB e o PMDB. É fácil falarmos com o PT (é a nossa companheira Cida Abreu), com o PC do B e com o PSol, mas para isso seria legal termos uma articulação Internacional com os Países do Mercosul e é aí entraria a Aswad.
Bem, tá aí posta a nossa proposta.
Vocês podem dar uma refletida e responder, Ok?
Vamos em frente.
Um abraço.
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
Informação: COMISSÕES TEMÁTICAS REFORÇAM ESTRUTURA DE ATUAÇÃO DO COMPIR
Comissões para promoção da igualdade tem como focos de atuação: desenvolvimento social e econômico Sustentável, racismo institucional, além do enfrentamento da homofobia, intolerância religiosa e da violência contra a juventude negra, cigana e indígena.