sábado, 20 de março de 2010

21 de março – O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

O Grupo Teatral Professora Zilda dias convida a todos para o evento "Você tem Preconceito? Por que?" .
Este que terá várias vertentes das artes como :
> Teatro;
> Dança;
> Música:
> Poesia;
> Artes Plásticas;
> Cultura Hip Hop.
No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular.
No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.
O racismo se apresenta, de forma velada ou não, contra judeus, árabes, índios, ciganos, outros mas sobretudo negros. No Brasil, onde os negros representam quase a metade da população, chegando a 80 milhões de pessoas, o racismo ainda é um tema delicado.
O Grupo há mais de 30(trinta)anos vem trabalhando com temas étnicos raciais e dentro desta temática sempre promovendo datas como 13 de maio (Libertação da Escravidão), 20 de novembro (Semana da Consciência Negra), este ano vendo a carência de ações afirmativas voltadas para o dia 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. O grupo com seus parceiros pretendem fazer um evento para fortalecimento, esclarecimento e combate ao racismo.

Local: Teatro Nacional Cláudio Santoro – Sala Martins Penna / Brasília- DF
Dia e Hora: 21 de Março a partir das 17h.
ENTRADA FRANCA.
Veja as bandas que iram se apresentar e todas informações no blog http://vocetempreconceito.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário