segunda-feira, 21 de março de 2011

21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

Massacre em Shaperville



No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular.

No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

O racismo se apresenta, de forma velada ou não, contra judeus, árabes, índios, ciganos, outros mas sobretudo negros. No Brasil, onde os negros representam quase a metade da população, chegando a 80 milhões de pessoas, o racismo ainda é um tema delicado.

E em um país que vemos noticias como essa “Comerciante cospe no rosto de copeira, xinga-a de “negra safada” e acaba preso” você vai negar que o racismo existe?

Temos que lutar contra esse grande mal da sociedade, não podemos nos calar, muito menos ficar omissos, reflita sobre isso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário