sexta-feira, 8 de julho de 2011

Informação: ADVOGADO QUILOMBOLA, MEMBRO DO MNU TEM A VIDA AMEAÇADA POR BRIGADIANOS NO RS.

O advogado dos quilombolas do RS, Onir de Araujo, militante e dirigente do MNU-Movimento Negro Unificado - organização nacional de combate ao racismo, e a outra testemunha, solidária com Elder, foram ameaçados por membros da Brigada Militar de Jaguarão- RS, através de cartas apócrifas e pela internet. Entenda a historia.
Conivente e vergonhosamente, na semana que passou, vereadores da Câmara Municipal de Jaguarão, prestou apoio e homenagens aos brigadianos que agrediram e ameaçaram de morte estudante negro baiano que ousou denunciar as violências que sofreu dos mesmos.
Quatro policiais foram responsáveis pelas agressões. Dias depois, o comandante da guarnição, o 3ºBPAF, o Major Ferreira, deu ordens para que seus comandados, em vingança, agredissem o Elder e um colega, durante o carnaval.
Posteriormente, Elder, seu amigo e a diretora da UNIPAMPA, em que estudavam receberam pelo correio, ameaças de morte, como intimidação exigindo a cessassão das denuncias da violência sofrida e de seus autores.
Depois da apuração pelo ministério publico e pelo próprio comando da brigada militar gaucha, onde ficou comprovado as ações arbitrarias dos referidos PM´s, bem como, as denuncias de ameaças de morte através de carta apócrifa, as vitimas e seus defensores, sofrem novas ameaças, agora por carta e a partir do email coorporativo do próprio Major comandante.
O racismo praticado ostensivamente por PM´s contra negros em todo o território nacional, encontra campo fértil no RS, que possui proporção maior de população eurodescendentes diretos, e que nutrem um sentimento de superioridade em relação aos negros, como as elites brancas em todo o pais, seus iguais. Daí os vários acontecimentos de racismo no RS nos últimos meses.
O Jovem atleta Tairone, boxeador de 17 anos, foi assassinado fria e brutalmente, por um PM, simplesmente por inveja do sucesso do menino negro. Vários outros casos ocorreram, como a invasão do Quilombo Silva, na periferia de Porto Alegre, sem justificativa, sob ameaça de armas, agredindo e prendendo um der seus moradores, que ousou questionar a forma violenta e a invasão da comunidade por brigadianos.
As denuncias da população intimidada de Jaguarão, dão conta, de que os policiais em questão, sob o comando do major, constituem uma milícia, que vendem seus serviços aos comerciantes locais, e que intimidam a população negra e pobre da periferia, bem como pequenos agricultores da região.
Não vamos generalizar, muitos cidadãos brancos do RS tem se solidarizado com a luta anti-racista do MN, no entanto, prefeitos, governador, e parlamentares, tem agido na contramão de seus deveres, de defender a população, optando pela conivência e solidariedade aos agressores racistas.
É a elite hipócrita e racista gaucha e brasileira, mantendo política de boa vizinhança com os algozes do povo, para preservar seus próprios malfeitos. Confirmando que uma parte de políticos e policiais, que não passam de malfeitores.
-Repudio total aos bandidos fardados e racistas de Jaguarão!
-Solidariedade Nacional e defesa intransigente aos lutadores do RS -Prisão e demissão dos bandidos pagos com pelo erário publico!
Reginaldo Bispo-Coordenador Nacional de Organização do MNU-Movimento Negro Unificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário